As insatisfações de Manoel


Sinceramente? Na boa... Tem dias que acordo com vontade de continuar a dormir para sempre. E, ao levantar e molhar minha cabeça, esse desejo parece crescer a cada vez que os meus pulmões se enchem de oxigênio. Talvez seja ingratidão da minha parte com a vida, talvez. Mas a realidade é que é muito difícil você conviver diariamente rodeado de problemas internos e externos que nunca se resolvem. Uma rotina estressante que me consome a cada minuto. E não adianta fazer amizade com a tal da esperança, já que, ela só me promete mudanças e até hoje nunca as cumpriu.

Reclamações. Desejos não saciados. Planos quebrados e os cacos ficando pelo caminho. Gargalhadas com som de 'socorro' que ninguém consegue decifrar. Na verdade, nem eu sei se quero que alguém decifre os meus problemas, os meus devaneios, ou quem eu realmente sou. Afinal, quem sou eu mesmo? Não sei. Eu sabia. Mas hoje não sei mais. Sem contar que eu já fui tantos, tantas vezes e nenhum desses era eu de verdade.

Eu gosto de coisas na velocidade da luz. E talvez, por isso, ainda não tenha encontrado alguém que acompanhe o meu ritmo. A questão é saber se esse alguém existe, e se existe, vai chegar até mim? E se chegar, eu vou me agradar? Porque até nisso eu sou complicado. (Exigente – e crítico – demais). Sempre fui cauteloso, planejador e calculista. Isso com certeza é uma virtude minha. Eu amo viver o aqui, agora, neste instante, porém penso no amanhã e no depois também. Mas do que adianta ficar pensando tanto no amanhã, na semana que vem se nem mesmo o meu HOJE está definido?

Que bom que respirar é de graça, se não, já teria me despedido deste mundo faz tempo... E não é por falta de dinheiro, mas sim por não valer a pena pagar por algo que não me traz prazer em fazê-lo.

Pois é, eu tenho caminhado assim mesmo, de cabeça curvada para baixo, chutando uma pedrinha qualquer na rua e ficando triste ao chegar ao meu destino e ter que me despedir da mesma. O mais cruel é que a cada destino que chego, sinto que ali não é o meu lugar, não é o meu mundo, não é para mim. Na verdade, acho que isso acontece porque eu já estou mais do que cansado, estou esgotado. Enjoei das mesmas pessoas, das mesmas músicas com o mesmo roteiro, enjoei do mesmo tudo. Definitivamente, não tenho mais paciência para a mesmice.

Eu já abri todas as portas, todas as janelas, todos os buraquinhos da minha vida para que a mudança chegue e se faça presente, para que a felicidade entre e tome conta, para que o sorriso venha, sente no sofá e sinta-se em casa, para que o ar tenha aroma de satisfação e que a harmonia seja a maior corrente de união entre eu e todo o elenco que me rodeia. Mas tá difícil.

Este sou eu, Manoel Fernandes. O “Manél” que vive como um mané, em busca de uma mudança que não chega e com saudade de uma felicidade que está longe.


2 comentários:

  1. Você descreveu como me sinto !!! Nossa muito forte pra mim ler tudo que se passa comigo. Parabéns!!!! E Sucesso...

    ResponderExcluir